O Blog Seu Gleice, vai abri um parêntese para falar não de temas recorrentes sobre assuntos políticos neste post como é de costume discutir neste espaço, mas desta vez vai tratar um pouco sobre física. Você já deve está perguntando porquê um assunto desses no blog? Escolhi falar sobre física aqui no blog para por dois motivos, primeiro a chegada do Circo Pardal em nossa cidade, e o outro o inicio do ano letivo dos alunos que começou hoje. Vou discorrer sobre o assunto de uma forma bem didática para que possa ser compreendida com bastante facilidade, apenas introduzir alguns conceitos básicos presentes nas apresentações circenses não aprofundando muito nos assuntos, também tentar incentivar os nossos alunos a gostarem mais de ciência e mostrar que ela está presente em nosso cotidiano.
![]() |
Circo Pardal: Na foto a Cachorrinha Cristal, a campeã do SE VIRA NOS 30 da Rede Globo |
Na estreia dos espetáculos do Circo Pardal, na última quinta-feira (26/01) fui lá conferir e aproveitando o clima de volta as aulas tive a ideia mostrar aos leitores do Blog que a física está presente lá no Circo.
O espetáculo começou por conta de apresentações de palhaços, mas até ai tudo bem a física ainda não tinha entrado em cena. Logo após o Palhaço fazer o seu Show, foi a fez do malabarista dos claves e com ele a física começou a marcar presença. Um exemplo bem básico é o conceito de gravidade, presente no espetáculo dos claves (aquelas garrafinhas) jogadas para o alto cujo só é possível retornar a mão do malabarista por que existe uma força chamada de gravidade a mesma que nós mantem preso a terra para não sair flutuando por ai, também a responsável por vários outros fenômenos como a formação das marés. Outro conceito é o tempo de reação (tempo que demoramos para reagir a um estimulo externo), o malabarista das claves usa para poder manter os claves em movimento no ar e não deixa-los cair no chão agarrando-o antes, isso é possível apos vários treinos para que o seu cérebro consiga reagir no momento exato.
Outro espetáculo da noite que me chamou atenção foi o da bicicleta, o homem se equilibrava em uma bicicleta com apenas um pneu e usando apenas o equilíbrio de seu corpo para manter-lo em movimento, também a física está presente neste espetáculo, pois ele usa intuitivamente o conceito de centro de gravidade(CG) para poder manter o seu corpo em equilíbrio, que nada mais é um ponto onde toda a massa do conjunto de corpos (O do homem mais a sua bicicleta) está toda concentrada nele, o intenso treinamento do manobrista da bicicleta educa a sua musculatura, possibilitando-lhes coordenar os movimentos nescessários para a realização de seus feitos durante todo o espetáculo, o malabarista da bicicleta tem encontrar para não cair no chão e levar um tombo.
Ainda tem estudante que não gosta nem de ouvir falar em física, mas veja sua importância se não fosse ela jamais descreveríamos esses fenômenos que acabei de citar e tantos outros que, eu passaria uma vida inteira escrevendo e não chegaria jamais a um fim. A física está presente em todo o lugar até mesmo no computador que estou usando para escrever esse post agora. Para os que gostam da coisa vou deixar uma dica de um blog o "física na veia" (www.fisicanaveia.com.br) sempre estou navegando neste blog, pois a proposta é bastante interessante, apresentar essa ciência bem contextualizada com exemplos de nosso cotidiano vale a pena conferir.
E posso até apostar a próxima vez que for á uma apresentação circenses você vai enxergar os espetáculos com outros olhos, mas é melhor correr logo o circo já vai embora na próxima semana aproveite para sorrir.
Confira o vídeo abaixo da passagem do Circo por Santa Quitéria. Com a apresentação do malabarista da bicicleta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário